Marketing Olfativo

Você já se perguntou por que determinados aromas trazem determinadas lembranças? Por exemplo, o cheiro de protetor solar, automaticamente, lembra o verão, ou o cheiro de bolo de fubá que lembra a infância.

O olfato é um dos sentidos com maior fixação na memória. O ser humano pode reter na memória até 10.000 aromas distintos enquanto só reconhece 200 cores. Pensando nisso, diversas empresas especializaram-se em envolver o consumidor através deste sentido tão especial. O Marketing Olfativo é uma ferramenta de Marketing que utiliza-se da aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do olfato o interesse do consumidor.

Quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções. O cheiro fica guardado na memória, e também trabalha o desejo da compra, segundo especialistas.

Ao caminharmos por um shopping, por exemplo, somos atraídos a uma loja por sentir um aroma irresistível. Ao sentir novamente este aroma, lembraremo-nos dos produtos e das boas sensações associadas àquele ambiente, nos fazendo, muitas vezes, voltar ao lugar. A eficiência de um anúncio acompanhado da aplicação de uma ação de Marketing Olfativo é praticamente imediata.

A Ostrich Aromatizantes e Cosméticos é uma empresa Mato Grossense que trabalha com Marketing Olfativo assim como faz produtos Personalizados com a sua marca.  Tania Kramm da Costa proprietária da Empresa ressalta que a personalização é uma tendência para todo tipo de mercado. “Fazemos brindes para eventos corporativos, para lojistas venderem com seus nomes, trabalhamos com cosméticos também e atendemos Mato Grosso e outros Estados. Nosso principal diferencial é que não temos quantidade mínima e podemos personalizar e criar diversos tipos de produto. Alguns clientes da Ostrich: SESC, Shopping 3 Américas, Shopping Várzea Grande, Casa Prado, ONNG, BLM, Aguas do Manso, Casa da Quineira, SAGA, Proótica, Mahalo, Lélis Peixaria, Rosa Imóveis, Clínica Santé, Piu Vitá entre outros

O Marketing Olfativo não é um diferencial apenas para lojistas, clínicas, escritórios de advocacia, publicidade todos podem ter um aroma específico e a partir dai criar brindes com o próprio aroma para encantar seus clientes.

O sucesso do Marketing Olfativo consiste em conseguir criar um aroma que lembre a marca. É preciso saber onde a marca se acha exposta, analisar o contexto em que ela é consumida e em que cenário os clientes se relacionam com ela. Lembrando que cada cliente tem uma percepção diferenciada. É impossível que uma mesma fragrância transmita a mesma mensagem a todos.

Porém, o Marketing Olfativo é uma nova tendência que mostra que os consumidores estão buscando uma relação diferente com os produtos e serviços, uma relação cada vez mais emocional.

 

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